PARA MUDAR O MUNDO
O Elas por Elas é um projeto desenvolvido pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT, desde 2018, com o intuito de impulsionar a participação de mulheres na política e construir uma plataforma feminista para o Brasil.
O Brasil é um dos piores países do mundo em representatividade de mulheres na política. Elas representam mais da metade da população brasileira, porém a Câmara Federal (ainda chamada de “dos Deputados”, no masculino) possui apenas 15% de mulheres; e o Senado Federal, 12%. Em âmbito municipal, 900 cidades não tiveram sequer uma vereadora eleita nas eleições de 2020.
No caso do PT, esse projeto é um esforço estratégico do partido para transformar essa realidade. Fomos o primeiro partido a garantir cota de mulheres nas instâncias partidárias e nas candidaturas, antes mesmo de ser exigido por lei.
Com o projeto Elas Por Elas, elegemos a maior bancada feminina da Câmara Federal com dez deputadas, em 2018. Já nas últimas eleições municipais, o PT foi o partido do campo progressista que mais elegeu mulheres, mulheres negras e jovens. Foram mais de dez mil candidatas, e crescemos 25% de representatividade feminina em relação a 2016. Além, é claro, de sermos o partido que elegeu a primeira presidenta da história do país, Dilma Rousseff.
E em 2022, diante de nós, temos esse desafio enorme: derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo. Garantir vitória nas urnas e consolidar o processo democrático brasileiro na construção de uma sociedade mais humana, justa e solidária.
Para isso, precisamos de mulheres em todas as trincheiras possíveis. Nas associações de bairro, nas igrejas, nas comunidades, nos movimentos sociais e populares, na luta sindical, partidária e nas cadeiras eletivas.
O Elas por Elas quer transformar esse cenário em que sobressai a disparidade de gênero, com suporte para que esse despertar das mulheres seja canalizado para a defesa da democracia e a reconstrução do país pelas nossas mãos.